sexta-feira, 30 de agosto de 2024

o papel da biotecnologia na producao de energia renovavel

A biotecnologia tem se mostrado uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de diversos setores, incluindo o setor elétrico e petróleo e gás. Ao permitir o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções sustentáveis, a biotecnologia pode impulsionar a produção de energia limpa e renovável em todo o país

OGMs

Transgênico é sinônimo para a expressão "Organismo Geneticamente Modificado" (OGM). É um organismo que recebeu um gene de outro organismo doador. Essa alteração no seu DNA permite que mostre uma característica que não tinha antes. Na natureza, sempre ocorreram (e ainda ocorrem) alterações ou mutações naturais.

O papel da biotecnologia nas indústrias de alimentos e bebidas

A integração de tecnologia na indústriaalimentícia oferece várias vantagens, incluindo: Eficiência operacional: Processos automatizados aumentam a eficiência e reduzem erros manuais. Decisões baseadas em dados: Análises detalhadas oferecem insights valiosos para otimizar a produção e reduzir custos

Biologia sintética ❌ Biologia tradicional

O QUE É BIOLOGIA SINTÉTICA

Ainda que a definição precisa de biologia sintética esteja sujeita a diferentes interpretações, a identidade comum do campo se baseia no uso de técnicas e ferramentas de biologia molecular para projetar e engenheirar o comportamento celular. Muitos dos trabalhos fundamentais para o desenvolvimento da área foram realizados em microrganismos modelo como a bactéria Escherichia coli e a levedura Saccharomyces cerevisiae. Estes ainda permanecem centrais em diversas pesquisas, comumente utilizados como chassi - organismos que recebem componentes genéticos


Biologia Natural

Biologia é uma ciência que estuda a vida em seus mais variados aspectos, importando-se em compreender, por exemplo, o funcionamento dos organismos vivos, a relação desses seres com o meio e seu processo de evolução. Devido a sua complexidade, a Biologia pode ser dividida em diferentes subáreas, como Biologia CelularEcologiaPaleontologiaAnatomiaFisiologia Evolução.

→ Significado 

O termo biologia vem dos termos gregos bios, que significa vida, e logos, que significa estudo. Desse modo, podemos dizer que o termo biologia significa o estudo da vida.

Biorremidiacao

Biorremediação

A biorremediação, também chamada de remediação biológica, é uma técnica utilizada para minimizar os impactos ambientais causados pela poluição.

São utilizados agentes biológicos degradadores, particularmente microrganismos (bactérias, fungos, leveduras, enzimas, etc.), os quais desintoxicam as áreas contaminadas pela poluição.

Com isso, eles removem ou neutralizam diversos poluentes tóxicos (orgânicos e inorgânicos) do meio ambiente, os quais estão presentes nos solos, águas (superficiais ou subterrâneas), dentre outros.

Benefícios e impactos negativos da biotecnologia

Biotecnologia

Equipe da Enciclopédia Significados

Criado e revisado pelos nossos especialistas 

Biotecnologia é uma área da ciência voltada à utilização de sistemas e organismos vivos na criação e melhoria de técnicas e produtos.

A biotecnologia engloba ciências biológicas básicas (como biologia molecular, embriologia, genética, etc), ciências aplicadas (como imunologia e bioquímica), além de áreas tecnológicas como informática e robótica.

Os métodos biotecnológicos abrangem diversos procedimentos de modificação de organismos vivos, desde os mais simples como a domesticação de animais e o cultivo de plantas, até os processos de aperfeiçoamento como seleção artificial e hibridização. Além disso, os métodos mais modernos envolvem a utilização de engenharia genética e a cultura de células e tecidos.

A integração entre as diferentes áreas da biologia com as técnicas mencionadas acima dá origem à biotecnologia, cujas aplicações ocorrem em diversos setores.

Desvantagens da biotecnologia

Os avanços causados pela biotecnologia também possuem consequências negativas. Entre as principais, podemos destacar:

  1. Danos ao meio ambiente;
  2. Alta dependência de tecnologias oriundas de países desenvolvidos;
  3. Aumento da concentração de renda;
  4. Incerteza sobre os seus efeitos, a longo prazo, no meio ambiente e nos organismos;
  5. Diminuição da biodiversidade;
  6. Aumento na ocorrência de doenças causadas por produtos transgênicos

Métodos de manipulação genética: CRISPR-CAS 9 ELETROPORÇÃO

O QUE É CRISPR? 


CRISPR é um acrônimo de Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats. Em poucas palavras, são famílias de sequências de DNA encontradas em certas bactérias. Essas sequências contêm, por sua vez, fragmentos de DNA de vírus que já infectaram essas bactérias anteriormente.

Os CRISPRs funcionam como uma memória imunológica, pois armazenam a impressão digital molecular dos vírus no DNA das bactérias. Dessa forma, novas infecções podem ser detectadas e neutralizadas, resultando na imunização destas células.

O funcionamento do CRISPR é simples de entender. Uma enzima chamada Cas9 age como uma "tesoura molecular". Ela é usada para cortar e modificar seções de DNA associadas a uma doença (ou, em outras palavras, um ataque de vírus), ou qualquer tipo de defeito que precise ser reparado. 

Outro método de transformação para células vegetais e animais é a eletroporação. A eletroporação envolve a sujeição da célula vegetal ou animal a um choque eléctrico, o que pode tornar a membrana celular permeável ao ADN plasmídico. Em alguns casos, as células eletroporação incorporarão o DNA em seu genoma.

Clonagem, Trangênicos e célula-tronco

CLONAGEM, TRANSGENIA E USO DE CÉLULAS-TRONCO

O que são os Transgênicos?

São organismos geneticamente modificados que contém genes de outra (ou outras) espécie inseridos nele por meio de técnicas de engenharia genética.

Os genes inseridos podem ter diversas finalidades, como o aumento da produtividade de uma planta, a diminuição da suscetibilidade a pragas, ou ainda fazer com que o organismo modificado produza alguma substância de interesse, como por exemplo, a insulina sintética.

A insulina é a principal substância utilizada no tratamento da diabetes. Para produzi-la, são utilizadas bactérias geneticamente modificadas (Escherichia coli - comuns na flora intestinal humana). Elas recebem genes humanos responsáveis pela produção do hormônio insulina e assim tornam-se capazes de produzi-lo.

Os organismos transgênicos, a princípio, buscam melhorias para a vida humana. Porém, há muitos cientistas e organizações ambientais que criticam fortemente seu uso indiscriminado. Há alguns estudos que, por exemplo, indicam que as plantas transgênicas podem se reproduzir como plantas originais. Isto poderia fazer com que as características genéticas originais sumissem, uma vez que estariam “menos adaptadas” aos desafios impostos pelo ambiente.

Entenda as Células-tronco

As células-tronco, também chamadas de células-mãe, são células capazes de se diferenciarem e produzirem outras células do organismo. Devido a esta característica, essas células têm vigorado como uma grande esperança terapêutica no tratamento de problemas relacionados a órgãos do corpo cujos tecidos têm pouco poder regenerativo. Por exemplo, o uso de Células-tronco poderia ser eficaz no tratamento de doenças do sistema nervoso, além de doenças degenerativas, cardiovasculares, hematológicas e diabetes.

Tipos de Biotecnologia

  1. Biotecnologia vermelha: tecnologias desenvolvidas para medicina e saúde humana.
  2. Biotecnologia branca: tecnologias para melhorar os processos industriais.
  3. Biotecnologia verde: tecnologias para a agricultura.
  4. Biotecnologia azul: tecnologias para o aproveitamento dos recursos marinhos.

o papel da biotecnologia na producao de energia renovavel

A biotecnologia tem se mostrado uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de diversos setores, incluindo o setor elétrico e petróleo...